Moda · Notícias

Sustentabilidade em marcha lenta

Capa da primeira edição

O portal The Business of Fashion divulgou sua primeira edição do índice de sustentabilidade de marcas de moda. O BoF Sustainability Index é uma revista digital de 48 páginas que compara marcas e suas características e impacto ambientais.

O primeiro ponto que chama atenção é a dificuldade em mensurar o impacto de marcas que não divulgam muitos detalhes de suas produções. Sendo por questões estratégicas ou não, a falta de transparência pode começar a pesar ao público que cada dia mais espera posicionamentos dessas marcas.

São as quinze maiores empresas do ramo. Os tópicos foram divididos entre: transparência, emissões, água e produtos químicos, materiais, direitos dos trabalhadores e resíduos. Nenhuma empresa pontuou mais que 50 (de 100) e a média geral foi 36. Os “melhores” desempenhos foram das marcas Kering e Nike.

índice geral

Essa edição também aponta falta de informações sobre a origem das matérias-primas e falta de metas para redução de uso de água ou redução da poluição. Algumas marcas possuem programas de retorno de roupas usadas, mas também não divulgam o volume ou o que fazem com essas roupas. De 15 empresas estudadas, apenas Inditex, PVH Corp e H&M Group expressam ou indicam um compromisso público para garantir que seus trabalhadores recebam um salário mínimo que cubra necessidades básicas.

A pesquisa recebeu a colaboração de organizações que auxiliam trabalhadores da indústria têxtil, colaboradores de iniciativas que tentam auxiliar empresas a mudarem suas políticas, consultores de sustentabilidade, entre outros que trabalham para a redução do impacto negativo da indústria.

Você pode fazer o download da revista através do site da The Business of Fashion, após um breve cadastro.

Fontes: Global Times, Business of Fashion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s