Notícias · Tendências

NFTs na moda

Depois que um moletom digital da marca Overpriced ganhou um dono por 26 mil dólares, as atenções para os tokens não fungíveis (NFTs) aumentaram e muitas pessoas ainda estão tentando entender o que é, para que serve e se esse será uma nova página na indústria da moda. Vou tentar, de forma bem resumida, explicar.

Um token não fungível é um código que comprova a autenticidade de algo digital. Por exemplo: o moletom citado acima, é o original e seu dono pode comprovar isso com esse código. Qualquer outra distribuição da imagem ou do produto é considerado réplica. Caso haja perda ou roubo, o código é invalidado e a empresa envia um novo para o dono. É um produto realmente revolucionário, mas não é o primeiro.

Em Março desse ano a Gucci lançou um tênis (poucos pares) calçável em realidade aumentada (AR). A empresa que colaborou com a Gucci, Wanna, já é reconhecida por ter criações semelhantes com outros calçados e acessórios. As marcas Reebok e Puma também já tinham colaborado com essa empresa antes da Gucci. A diferença entre esse tênis e o moletom, além das empresas, está no preço: a Gucci vendeu em seu aplicativo cada par por 12 dólares. Em Abril, a modelo Kate Moss vendeu, junto a um coletivo de arte, uma série de NFT composta por três vídeos dela em momentos comuns do cotidiano.

Se esse é um novo mercado nascendo na indústria da moda, é uma verdade. Já existe e já rende muito para os desenvolvedores e as marcas. Duas grandes marcas de luxo já provaram que é possível entregar produtos de valor baixo e alto (usando a mesma tecnologia), então talvez seja só uma questão de tempo até que vire um produto comum. Um público que com certeza já está pré-definido é o de influencers, principalmente os que se dedicam ao Instagram.

Fontes: Exame, Época, Money Times, Entrepreneur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s