Estilo de vida · Moda · Tendências

Moda e K-Pop

Kris Wu desfilando para a Burberry.

O K-Pop “nasceu” em 1992 quando o grupo sul-coreano Seo Taiji and Boys emplacou vários sucesso, modernizando a música local. Hoje são mais de 250 grupos atuando nesse mercado que gera mais de US$ 4,7 bilhões para a Coréia do Sul todos os anos. Esse sucesso mundial começou lentamente depois da Copa do Mundo de 2002, quando o grupo Baby V.O.X. alcançou sucesso em outros países da Ásia. O grupo Super Junior tornou-se o primeiro a ganhar um Teen Choice Awards, em 2005, espalhando mais a cultura do K-Pop no ocidente.

Seria no mínimo estranho se com tanta popularidade o K-Pop não tivesse atingido o setor da moda, ainda mais por conta da já influência da Ásia na moda ocidental com ou sem K-Pop. De olho nessa relação, diversas marcas rapidamente escolheram seus embaixadores locais. G-Dragon do BigBang e CL do 2NE1 foram um dos primeiros cantores a serem escolhidos como embaixadores de marcas de luxo. A Chanel viu a movimentação da Burberry e da Bulgari com o rapper Kris Wu do EXO e convidou os dois para seus desfiles em 2017, na sequência as parcerias já estavam anunciadas.

G-Dragon com Karl Lagerfeld no Paris Fashion Week em 26 de Janeiro de 2016.

Algumas marcas vão além das expectativas. Alessandro Michele, diretor-criativo da Gucci, convidou KAI do EXO para desenvolver uma coleção inspirada nele. A KAI Capsule Collection foi lançada no último dia 17 e conta com peças masculinas e femininas. Jackson Wang lançou sua primeira coleção com a Fendi em 2019 e até hoje lança coleções com a marca. A Dior declarou que sua última coleção Outono/Inverno teve como musa inspiradora Jisoo do Blackpink e desde então a convidou para ser embaixadora global da marca.

Rosé do BLACKPINK para campanha da YSL.

As tendências que vieram com a popularização do K-Pop também demonstram o poder da imagem dos idols e o alcance deles. Em geral, o estilo cute é bastante presente para os fãs mais jovens. Cores pastéis, rendas, laços, saia drapeada e gola Peter Pan são alguns dos elementos presentes nessa tendência. O uso de tênis esportivo com roupas casuais também veio deles. O mais presente hoje é o comfy, que é muito sólido na Ásia, mas que demorou para ser aceito aqui. Nele, as peças são superdimensionadas (oversized) e há muitas sobreposições.

Fontes: Steal The Look, The Fashion Law, Wikipedia, Female, G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s