Moda

Fashion Revolution

O Fashion Revolution é o maior movimento ativista da moda com intuito de conservar e restaurar o meio ambiente e de também priorizar trabalhadores acima de busca de lucros. O movimento surgiu em 2013, após o desastre do Rana Plaza. Para quem não se recorda, um edifício com esse nome, que ficava em Blangadesh, desabou matando 2.500 pessoas e feriu outras 1.133 no dia 24 de Abril daquele ano. Nesse edifício, mais de 5 mil pessoas trabalhavam para uma fábrica que atuava ilegalmente como principal abastecedora das marcas Benetton, H&M, Mango, Primark e Carrefour.

Edifício Rana Plaza em 24 de Abril de 2013. Reprodução: AsiaNews

Após o acidente, foi aberto um fundo para arrecadação da indenização aos parentes das vítimas fatais e dos sobreviventes que foram afetados de alguma forma pelo desabamento. Além disso, o acidente repercutiu discussões sobre salários, como as marcas fabricam suas roupas, se direitos trabalhistas são cumpridos e quais benefícios os trabalhadores recebem. Isso forçou várias empresas, ligadas ou não ao acidente, a se posicionarem publicamente sobre suas atividades. O documentário The True Cost (2015), sobre o acidente, também ajudou na disseminação do assunto.

Sobreviventes costuram em iniciativa em prol das vítimas. Reprodução: DPA

O dia do acidente, 24 de Abril, foi proclamado o Fashion Revolution Day e todos os anos, ao longo da semana do dia 24, são realizadas atividades, oficinas e palestras de acordo com a programação de cada cidade, além dos eventos virtuais. Na semana Fashion Revolution desse ano, o evento focou em três temas principais: direitos humanos e da natureza, relacionamentos individuais, coletivos e com a natureza e revolução sistêmica. Todos os anos, voluntários podem enviar seus projetos para integrarem, após uma seleção, o e-book ou as palestras do evento daquele ano. Todo o conteúdo brasileiro deste ano está disponível no canal do Fashion Revolution Brasil, na playlist “Semana Fashion Revolution 2021”.

Montagem: Laura Gomes (CentralSul.org). Fotos: Pinterest Fashion Revolution Brasil

Hoje presente em mais de 100 países, o Fashion Revolution lança movimentos importantes na indústria e um dos mais populares é o quemfezminhasroupas?, onde empresas (que aderem o movimento) mostram em formato de vídeos ou fotos os trabalhadores que fazem suas peças. Infelizmente todos os anos o movimento lida com marcas que chegam apenas para se auto promover, mas como é algo facilmente notado, as escolhidas para serem divulgadas de alguma forma são as que se mantém firmes durante todo o ano com os projetos.

Conheça mais sobre o Fashion Revolution Brasil em https://www.fashionrevolution.org/south-america/brazil

Fontes: Fashion Revolution, Instituto Humanitas Unisinos, Estado de Minas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s